Saturday, February 02, 2013

O lado esquerdo do metrô.

Posted by Isa Rossi


Ah, o metrô! 

Um dos locais mais interessantes do nosso cotidiano (ou não) é o metrô. Quem utiliza esse transporte público com frequência sabe: todo mundo tem alguma história pra contar.

Seja da tiazinha com cabelo verde, pessoas com roupas estranhas, brigas, suspeitas a respeito do ''Objeto caído na via'', conversas paralelas...ih...daria pra fazer outro texto só com coisas que já vi e ouvi falar.

Mas ah, o metrô! É a prova de que as pessoas veem, mas não enxergam. Existe uma plaquinha em praticamente todos os acessos do metrô. Com lindas palavras, ela indica: Utilize o corrimão. Deixe a esquerda livre para circulaçãoDeixe a esquerda livre para circulação. Deixe a esquerda livre para circulação.

Sempre tem aquela escada rolante longa e alguma pessoa parada ali, ignorando totalmente a mensagem. Geralmente, é quando você está com pressa, quando aqueles segundos são preciosos, mas você tem que esperar: há um ser humano em inércia impedindo passagem.

É engraçado quando o metrô está lotado, fica a fila da direita lotada, da esquerda só a partir de um ponto, entupida. Tudo permanecia em um fluxo perfeito, até alguém interromper e parar do lado esquerdo, pensando na vida, conversando, mexendo no celular, na bolsa, e na paciência dos mais esquentadinhos.

O ponto principal é a questão do ver e não enxergar. Existem no mínimo quatro maneiras diferentes de entender a mensagem da plaquinha:

1. A própria plaquinha amarela, em todas as escadas rolantes.
2. Todo mundo do lado direito, e você não
3. Observar pessoas passando pro lado direito
4. Perceber que as pessoas começaram a desviar de você.


Dificilmente eu me irrito. Só olho para a pessoa e penso uma coisa:



E com essa cara aí também.

Imagine um mundo onde você pode descer andando pelas escadas rolantes do metrô livremente.

Quem sabe um dia?






0 comments: