Saturday, February 02, 2013

A leitura

Posted by Isa Rossi




Acho que quem tem o hábito de ler possui uma visão diferente do mundo. Nos livros, tudo é tão detalhado; cheiros, cores, sabores, texturas, sentimentos, olhares... A gente acaba adquirindo essa sensibilidade no cotidiano e enxergando mais detalhes também.

Sensação maravilhosa aquela, quando você fica tão imerso naquele mundo que, quando fecha o livro, tem que piscar os olhos algumas vezes pra acordar e voltar à realidade. E mesmo na realidade, não vê a hora de abrir aquelas páginas de novo, doido para saber o que vai acontecer com o Harry, a Amanda, o Hassan, os Stark, o Robert Langdon, a Liesel... É um ciclo que nunca acaba.

A gente vive imaginando como seria ler os pensamentos de outra pessoa, viver em outra época, se teletransportar, ou ser outra pessoa por um dia. E tudo isso é possível, quando se lê. Já parou pra pensar nisso?

Um bom filme quase tem esse efeito. Sabe quando o filme termina e você ainda fica meio zonzo, refletindo? É por aí. Só que o filme acontece fora de você. O livro não. Tudo se passa dentro da sua cabeça - é uma teia que a sua imaginação vai tecendo conforme cada detalhe que está escrito naquelas páginas vai se materializando. Os personagens, os lugares, os sentimentos, as histórias.

E se você duvida do poder da leitura, aqui estou eu. Já estava pronta para dormir, quando fechei meu livro e comecei a pensar em tudo isso.

Pode parecer meio louco, mas pode ter certeza, quem já se apaixonou pela leitura sabe exatamente do que estou falando. Até por que, quem lê, leu esse texto até o fim.
:)

0 comments: